Terapeuta de Família e Casal Romina Miranda
Terapeuta familiar sistêmica especializada na área de familiares de dependentes químicos, codependência e
dependência afetiva.
Romina Miranda iniciou suas atividades profissionais na área de dependência química e codependência em 2008, quando lançou a Revista Anônimos, única publicação nacional voltada para a temática. A decisão de levar a mensagem por meio de sua profissão se deu após conhecer o trabalho dos grupos de apoio buscando ajuda para problemas familiares para a dependência química presente em sua família. Prontamente, tornou-se voluntária de Amor-Exigente. Como jornalista, exerceu atividades de Assessoria de Comunicação para a FEAE – Federação de Amor-Exigente e foi editora da Revista Amor-Exigente no mesmo período em que, ao lado de Mara Silvia Carvalho de Menezes, apresentou o Programa Amor-Exigente na Rede Vida.
Na mesma época, também atuou como colunista da rádio Jovem Pan, na Campanha contra as drogas, coordenada pela jornalista Izilda Alves.
Quando conheceu padre Haroldo Rahm, passou a editar o Jornal Ação, publicação do Instituto Padre Haroldo e, com ele, passou dois anos coletando dados para escrever o livro “Uma só palavra – O legado de padre Haroldo Rahm para o tratamento da dependência química.” Em seguida, o livro tornou-se um programa de televisão, que passou a ser exibido na TV Aparecida e na Net TV São Paulo, com apresentação de Romina Miranda e padre Haroldo Rahm.
Durante a especialização em Terapia Familiar Sistêmica na Unifesp, foi convidada pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira para integrar a equipe de pesquisadores do Lenad Família – o primeiro levantamento de familiares de dependentes químicos realizado no Brasil, em todas as capitais, com mais de 3.300 famílias presentes nos grupos de apoio e nos dias de visita em clinicas e comunidades terapêuticas.
Com a publicação da pesquisa, Romina foi convidada também pelo Dr. Ronaldo Laranjeira e pelo Promotor de Justiça, na época Coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Dr. Mario Sergio Sobrinho, a coordenar o Programa Recomeço Família do Governo do Estado de São Paulo, primeira ação totalmente voltada a apoiar e tratar familiares de usuários de substâncias. Foram cinco anos de atividades, coordenando uma equipe de 30 pessoas em 14 postos nas zonas de alta vulnerabilidade em São Paulo.
Na função, Romina capacitou centenas de profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social, Justiça e Defesa da Cidadania, Educação, Segurança Pública , coordenadores de Clínicas e Comunidades Terapêuticas, dirigentes de ONGs relacionadas ao tema, líderes religiosos, comunitários e voluntários de grupos de apoio para a atuação com famílias de usuários.
Com o Instituto Independa, Romina realizou diversas palestras, um e-book, intitulado “ O que é codependência” e dois cursos on line, “Aconselhamento Familiar em Dependência Química” e “Meu Filho usa drogas. E agora?”
Desde o início do evento FreeMind, Romina participou em todas as edições, e , atualmente, realiza palestras em todo o país levando a temática do Impacto do Uso de Drogas no Sistema Familiar e Codependência.
Em 2017, passou a compor o colegiado de Psicologia da Universidade Anhanguera como docente; em setembro de 2018 lançou o livro “Até que a Droga nos separe: um olhar sobre a codependência” e , em janeiro de 2019 assumiu a função de Coordenadora Internacional dos Grupos de Cônjuges da FEAE.
Atualmente, Romina atende famílias em seu consultório, realiza palestras e cursos on line e presenciais em todo o país. Prepara-se para iniciar atividades de Prevenção com as Famílias na Secretariada Justiça e Defesa da Cidadania e dedica-se diariamente às suas redes sociais, pois pretende que, através delas, possa estar cada vez mais próxima de seu público e levando a mensagem além das fronteiras de nosso país.